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Pesquisa aponta que catarinenses devem gastar 13,2% a menos no Dia dos Namorados deste ano

Ainda segundo a pesquisa, os homens devem gastar mais que as mulheres.
No Dia dos Namorados deste ano, os catarinenses irão economizar com os presentes em relação ao ano anterior. Segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a intenção de gastos dos consumidores de Santa Catarina com os presentes em 2024 é 13,2% menor do que em 2023, considerando a inflação acumulada. A média de intenção de gastos foi de R$ 178.
Segundo a Fecomércio, esse cenário não condiz com os resultados recentes da conjuntura econômica catarinense. Isso porque o Estado registrou saldo de empregos positivo e aumento do volume de vendas e de serviços. “A menor intenção de gasto mostra, portanto, que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos seus gastos”, diz o relatório.
Homens planejam gastar mais do que mulheres
Ainda de acordo com a pesquisa, há uma diferença na intenção de gastos entre homens e mulheres. Em média, os homens planejam gastar R$ 188, enquanto as mulheres pretendem gastar R$ 148. Além disso, há uma variação significativa entre casados e solteiros. Entre os casais que estão na fase do namoro, a intenção de gasto é de R$ 148, enquanto entre os casados, é de R$ 178.

Tipos de presentes
A Fecomércio também questionou qual seria o presente escolhido para dar para a pessoa amada. Grande parte dos casais presenteará produtos relacionados ao setor de vestuário (33,6%), seguido pelo setor de perfumes/cosméticos (22,1%) e de calçados/bolsas (15,6%). Esses são presentes tradicionais nesta data entre os consumidores. Entretanto, merece destaque que a opção por itens de vestuário caiu 10,9 p.p. em relação ao ano passado, com os consumidores passando a buscar outras opções de presentes.
Um dado interessante para o setor de serviços é que, neste Dia dos Namorados, 41% dos consumidores pretendem levar seu parceiro para almoçar ou jantar em algum restaurante; 3,2% pretendem viajar; 3% irão a algum hotel ou motel; e 0,5% levará seu parceiro para algum salão de beleza ou SPA.

Há ainda o percentual de 9,4% dos entrevistados que ainda não sabem o que farão nesta data. Segundo a Fecomércio, esse número destaca uma grande oportunidade para o setor de serviços. “O setor pode atrair esses consumidores através das estratégias mencionadas neste relatório (veja abaixo), como o uso das redes sociais, a oferta de um atendimento de qualidade e descontos nos preços”, diz a federação.

Redes sociais é o principal meio de escolha dos presentes
O relatório destaca que os empresários devem investir em divulgação dos seus produtos nas redes sociais, visto que este é o principal meio utilizado pelos casais para escolherem os presentes. No Dia dos Namorados do ano passado, essa posição era ocupada por “vitrines e exposições de produtos”, mas em 2024, foi ultrapassada pelas mídias digitais.

A importância das redes sociais cresceu 3,6 p.p., enquanto a importância das vitrines para o consumidor caiu 29,8 p.p., representando 12,7% das respostas. A importância dos demais meios de divulgação melhorou neste ano. Destacam-se os “encartes e promoções”, cuja importância cresceu 6 p.p., totalizando 7,2% das respostas; e os “websites próprios ou lojas virtuais”, que aumentaram 3,8 p.p., totalizando 7,8% das respostas.



NSC