Agricultores do Oeste catarinense conhecem produção sustentável de grãos
A produção de grãos é crescente em Santa Catarina, impulsionada principalmente pela grande quantidade de suínos e aves que demandam este alimento no território catarinense. De acordo com as estimativas iniciais da Epagri/Cepa para a safra de verão 2023/24, a soja vai ocupar a maior área plantada no Estado, seguida pelo milho.
Foi pensando em tornar essas cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis que a Epagri promoveu, no dia 5 de outubro, excursão técnica de agricultores dos municípios de Lajeado Grande, Marema, Xanxerê e Xaxim. Eles foram a Mangueirinha, no Paraná, conhecer a experiência em produção sustentável de grãos na fazenda de Laércio Della Vecchia.
Jeferson João Soccol, extensionista rural da Epagri em Xaxim e um dos organizadores da excursão, explica que a experiência sustentável da família Della Vecchia proporcionou prêmios de produtividade em grãos. “A produção das diversas culturas é baseada na conservação e manejo racional dos recursos naturais, como o solo e a água, e na adubação de sistema, o que proporciona a obtenção de altas produtividades e alta rentabilidade em grãos”, descreve.
Plantio direto
Ele conta que, em uma das áreas visitadas, os agricultores conheceram um dos princípios da agricultura conservacionista e regenerativa, que utiliza plantio direto com emprego de plantas de cobertura, carinhosamente chamadas de plantas de serviço pelo anfitrião. “Redução da adubação química, uso racional de agrotóxicos e de calcário, são práticas simples para promover saúde e maior produtividade nos diferentes cultivos agrícolas”, contextualiza Jeferson.
A excursão integra um trabalho importante feito pela Epagri na região para promover ainda mais sustentabilidade no meio rural. Com parte desta programação, já foram realizados eventos importantes neste ano, como o I Encontro Estadual de Agricultura Regenerativa, e diversos dias de campo e seminários em agricultura sustentável.
*Com informações EPAGRI
Foto: Divulgação Epagri