Grêmio: resultados da terça não ajudam e aumentam drama do Tricolor na luta contra o Z4
Equipe de Renato Portaluppi perdeu posições e está mais pressionado no fundo da tabela.
Os resultados da terça-feira pelo Campeonato Brasileiro aumentaram o drama do Grêmio na reta final da competição. Na luta contra o rebaixamento, o Tricolor viu três adversários diretos pontuarem. Se Fluminense e Criciúma, com um empate sem gol, marcaram apenas um ponto cada, o Juventude venceu o Atlético-MG em Belo Horizonte por 3 a 2 e foi a 42, encaminhando a permanência na Série A em 2025.
Agora, com um jogo a menos que os demais, o Grêmio está na 15ª colocação, com 40 pontos, apenas dois na frente do Criciúma, que hoje seria o primeiro rebaixado, com 38. O Z4 tem ainda o Bragantino, com 37, além de Cuiabá e Atlético-GO, que matematicamente já não têm como escapar.
Com o empate no Rio de Janeiro e a vitória gaúcha em Minas Gerais, voltar do Mineirão, nesta quarta-feira à noite, com um bom resultado diante do Cruzeiro passou a ser uma obrigação se o Grêmio não quiser brincar com o perigo e conviver com o drama até o final do Brasileirão.
Com uma simples vitória, o Tricolor iria a 43 pontos e praticamente selaria a permanência na Série A. Tomando como parâmetro o aproveitamento atual do Criciúma e projetando para as rodadas finais, o time catarinense chegaria aos 41 pontos. Logo, quem alcançar 42 estaria fora de risco, pelos números atuais.
No entanto, há um complicador para o Grêmio - e os demais clubes que lutam contra o Z4 -, que o duelo na última rodada entre Bragantino e Criciúma, em Bragança Paulista. Se um empate significaria ambos caírem juntos, a eventual vitória de um deles indica que o vencedor pode deixar o Z4 nos últimos momentos. Logo, convém não deixar tudo para a última hora.
Correio Do Povo