
Santiago do Sul sedia encontro de confraternização para apicultores e meliponicultores
No sábado,25, aconteceu a tradicional confraternização de encerramento do ano para associados apicultores e meliponicultores de Quilombo (AAMQ), que abrange os municípios de Santiago do Sul, Jardinópolis, Formosa do Sul, União do Oeste e Quilombo. O evento aconteceu na sede da Aressul e reuniu um bom número de participantes.
O evento, coordenado por Julcimar Toazza, contou com a presença do prefeito Julcimar Lorenzetti e demais autoridades de Quilombo e Santiago.
A AAMQ surgiu em 1992 tendo como principal objetivo legalizar a atividade. “Na época, comercializar era difícil. Foi feito um trabalho para formalizar, agregar valor financeiro ao produto e salvar as abelhas em virtude do papel que desempenham na autossustentabilidade do planeta.”, explica Toazza.
Hoje, fazem parte da associação cerca de 60 produtores.
Toazza destaca, ainda, que a AAMQ foca no atendimento às necessidades do associado com conhecimento, insumo e material de consumo. Os objetivos operacionais incluem manejo apícola de acordo com as alterações climáticas, desenvolver a cultura de alimentar as abelhas da região, pois a maior doença delas é a fome. Outra medida importante é o melhoramento genético das abelhas e o controle da sanidade apícola, além da nucleação com vistas à ampliação e sanidade dos apiários e o aumento da produtividade.
Outros aspectos valorizados pela entidade incluem operacionalizar conhecimento atualizado para agregar valor financeiro ao apicultor, fomentar nos associados a confiança recíproca, a solidariedade operacional no manejo apícola e o trabalho solidário entre os apicultores, pois o sucesso da apicultura sempre dependerá de uma associação forte.
“Nosso objetivo é fortalecer os vínculos com os associados, além de favorecer as trocas de experiência, por isso momentos de confraternização. Momentos como esses são importantes. Aproveitamos para debater a sustentabilidade da atividade", pontua.
Em sua fala, o prefeito Julcimar parabenizou a associação por persistir na atividade, destacou a importância da abelha para o ser humano. Ressaltou os investimentos recentes na aquisição de equipamentos para a extração de mel no município.
*Com informações Ascom Santiago do Sul
Foto: Divulgação