SC tem 24 cidades afetadas por chuva, mais de 600 desabrigados e uma pessoa desaparecida
A chuva do fim de semana provocou estragos em 24 cidades de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, até o fim de domingo (19) eram 117 pessoas desalojadas (em casa de parentes ou amigos) e 654 desabrigadas (em abrigos públicos) apóss enchentes. Uma pessoa está desaparecida.
Oito municípios decretaram situação de emergência, documento que prevê atendimento prioritário e liberação de mantimentos e recursos. São eles: Passo de Torres; Sombrio; São João do Sul; Balneário Gaivota; Jacinto Machado; Maracajá; Araranguá e Rio do Sul.
Rio do Sul foi a cidade mais atingida e 483 moradores precisaram ir para espaços abertos pelo município. A cidade teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18). São João do Sul, no Sul catarinense, é atingida pela chuva e enchente desde o início do mês. A cidade faz divisa com o Rio Grande do Sul e tem bairros ilhados. Moradores substituíram carros por barcos para transitarem em ruas com água.
Um homem desapareceu após o veículo que ocupava com outras duas pessoas cair de uma ponte alagada em Bom Jardim da Serra, na Serra de Santa Catarina, na noite de sábado (18). As buscas pelo homem, que trabalha em uma empresa de internet, serão retomadas nesta segunda (20).
Duas vítimas conseguiram sair do automóvel pelo vidro da janela. Eles se seguraram em um baú usado para guardar os equipamentos, que se desprendeu da caminhonete, e assim conseguiram se apoiar por cerca de 1 quilômetro até serem jogados na margem do rio.
Avisos e Alertas da SDC
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP da cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br.
Informações: G1SC