Image
Image

Com 144 municípios afetados, chuvas ainda podem ser volumosas em algumas regiões de SC essa semana

Permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas
registradas desde o dia 04 de outubro no estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado no fim da tarde deste domingo, 15. São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência. A Defesa Civil mantém vigente um alerta de Atenção Meteorológica para temporais e chuva intensa e volumosa entre esta segunda, 16, e terça-feira, 17 de outubro.

Neste domingo, o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) passou a operar em nível 01 – Código Amarelo – mantendo as estruturas da Defesa Civil e do GRAC em prontidão para qualquer necessidade.

Desde que as chuvas volumosas atingiram o estado no começo do mês de outubro, são contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.

Previsão do Tempo

Na segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina fornecem condições para temporais em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa.

Na terça-feira (17), a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades já presentes na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações (visto os altos volumes já registrados ao longo do mês). Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. Devido ao tempo mais fechado, as temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos.



Foto: Ricardo Wolffenbüttel /Secom