Image
Image

Golpe do advogado faz vítimas em São Lourenço do Oeste

A OAB/SC iniciou a força-tarefa de combate ao golpe do falso advogado, que tem vitimado cidadãos e prejudicado a advocacia. Os falsos advogados enganam cidadãos que têm ou tiveram casos na Justiça, solicitando depósitos judiciais, pagamentos de custas processuais e honorários de maneira fraudulenta, principalmente via pix. O golpe não é novo, mas tem se intensificado nos últimos tempos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Lourenço do Oeste (SC), Rogério Peres, confirma que o golpe do falso advogado tem feito vítimas no município. "Recebi relato de vários colegas advogados da nossa subseção apontando que estão sendo procurados, por seus clientes, dizendo que foram acionados via aplicativo WhatsApp para receber valores relativos a processos judiciais que possuem, condicionado ao pagamento de alguma taxa", explica.

Conforme Peres, como a maioria dos processos são públicos, os golpistas têm acesso as informações. "Nos últimos meses, a OAB, através da Seccional de Santa Catarina, articulou uma força-tarefa para identificar o perfil e o modus operandi dos criminosos a fim de adotar medidas e ações contra essa prática", realata o presidente da subseção da OAB em São Lourenço do Oeste.

Deborah Cristian de Mello Garbin, ex-presidente da OAB subseção de São Lourenço do Oeste, conta que nesta semana um de seus clientes recebeu mensagens pelo WhatsApp sobre um processo que está em andamento e relatou sobre a tentativa do golpe. Sobre isso, a advogada irá fazer um boletim de ocorrência e ainda acionar a OAB.

Pelos aplicativos de mensagem, - WhatsApp e Telegram - os bandidos pedem o pagamento de supostos serviços prestados e solicitam dados para liberar valores de precatórios que estariam disponíveis mediante a quitação de taxas, por exemplo. Muitas das vítimas são clientes de advogados, dos quais os bandidos usam fotos e marca da empresa/escritório, além de emitirem boletos.

Fique alerta
- confirme de o WhatsApp é o mesmo do seu advogado
- verifique a veracidade das informações
- não faça pix sem ligar para o seu advogado



minutta.com.br