Dia de Campo em Vitivinicultura: parceria promove conhecimento e interação em Quilombo
Na última segunda-feira (17), o município de Quilombo, foi palco de um evento que reuniu estudantes, agricultores e especialistas para discutir questões cruciais da vitivinicultura. O "Dia de Campo em Vitivinicultura" foi fruto de uma parceria entre a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a Secretaria Municipal de Agricultura de Quilombo, o Sebrae e a Casa Familiar Santo Agostinho.
O evento aconteceu na Casa Familiar Santo Agostinho e contou com a participação de alunos do Curso Técnico em Agropecuária da instituição e produtores de uva e vinho de Quilombo e região. A ação contou com a experiência do Agrônomo da prefeitura de Quilombo, Edson Savoldi, que ajudou na organização.
Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de duas palestras informativas. A primeira palestra, intitulada "Tratamento Fitossanitário em Videira", foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Emílio Dela Bruna, pesquisador da Epagri de Urussanga. O profissional abordou as principais doenças que afetam os parreirais na região, destacando as fases críticas de ocorrência dessas enfermidades. Além disso, o palestrante ofereceu sugestões inovadoras sobre tratamentos preventivos e de controle, trazendo melhorias na qualidade das uvas produzidas. Os participantes aproveitaram a oportunidade para interagir e esclarecer suas dúvidas, promovendo uma discussão rica e construtiva.
Na sequência, o Engenheiro Agrônomo Juliano Simioni, Auditor Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/SC), ministrou uma palestra esclarecedora sobre a "Legislação Vinícola e Procedimentos para Legalização". Com clareza e objetividade, Simioni orientou os participantes sobre os processos necessários para a legalização de cantinas, tanto para a produção de vinho quanto de suco de uva. Os agricultores presentes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, esclarecendo dúvidas e obtendo insights importantes sobre as normas vigentes para o registro junto ao MAPA.
No período da tarde, os participantes puderam colocar na prática o conhecimento adquirido. Os Engenheiros Agrônomos da Epagri de Lajeado Grande, Tiago Marchi e de Marema, Valter Fedatto, lideraram uma atividade prática sobre a "Calibragem de Pulverizadores e Uso de EPIs". Os temas discutidos abrangeram a velocidade de aplicação de defensivos, tipos de bicos, pressão adequada e as condições de clima ideais para a aplicação dos produtos. Além disso, enfatizou-se a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para preservar a saúde dos produtores no momento da aplicação de defensivos agrícolas e na regulamentação dos equipamentos.
Conforme o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura de Quilombo, Edson Savoldi, “este evento contribuiu para orientar os produtores de como ocorrem as doenças, os principais tratamentos a serem adotados, melhores formas de aplicação e práticas de proteção individual do aplicador e a preocupação com a qualidade do produto que chega ao consumidor,” afirma Savoldi.
O Extensionista da Epagri, Adilson Barella complementa que “o Dia de Campo em Vitivinicultura representou um esforço colaborativo de instituições e especialistas para fortalecer a vitivinicultura na região do Quilombo. Os participantes saíram do evento preparados e com um entendimento aprofundado das práticas e regulamentações permitidas para o sucesso na produção de uvas e vinhos, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável dessa importante atividade na região,” finaliza Barella.
*Com informações da jornalista Patrícia Vanzin
Foto: Divulgação